Dicas de Saúde para quem vai fazer um cruzeiro
- Todos a Bordo
- 5 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2019
Pequenas atitudes para ter uma viagem sem preocupações!

Saúde a bordo: Saiba que cuidados tomar num cruzeiro
Desde fevereiro deste ano, no Brasil, quando foi registrado os casos de sarampo a bordo do MSC Seaview em 13 #tripulantes infectados de acordo com o Ministério da Saúde, que a questão da saúde a bordo tenha mobilizado não só a vida a bordo mas como todos os estados brasileiros.
Com a ação rápida de isolamento dos tripulantes que apresentavam os sintomas, nenhum #passageiro foi infectado, porem toda viagem apresenta um risco relacionado a contaminação.
E a Todos a Bordo está aqui para te passar pequenas atitudes que podem minimizar a possibilidade de contrair doenças durante sua viagem.
Viajar imunizado diminui até 98% de chance de contrair uma doença contagiosa, segundo o Ministério da Saúde.
CARTEIRA DE VACINAÇÃO EM DIA
Para qualquer viagem, seja a bordo de um navio ou avião, no Brasil ou fora, o #turista deve ter a carteira de #vacinação sempre atualizada. Essa recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se faz ainda mais importante em momentos em que doenças contagiosas que se pensavam estar controladas (como o sarampo) ressurgem no Brasil e no mundo.
Antes de embarcar, verifique quais são as vacinas recomendadas para o destino visitado e tenha todas as vacinas ou reforços da vacinação em dia.
Para embarque é necessário levar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) junto com seus documentos e ticket de embarque.
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação contra doenças e é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Etapas para adquirir seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP):
1 Tomar a vacina
Tome a dose integral da vacina gratuitamente em um posto do SUS ou em uma clínica privada. Guarde o certificado de vacinação. Ele é o seu comprovante para poder pedir o Certificado Internacional.
2 Cadastre-se no Portal de Serviços
Acesse o site aqui!
3 Solicite o certificado
Documentação em comum para todos os casos:
Número do CPF
Documento de identidade (foto ou arquivo digitalizado)
Comprovante nacional de vacinação (foto ou arquivo digitalizado)
*Mais detalhes de como pedir seu certificado AQUI.
Nos postos da Anvisa localizados nos aeroportos brasileiros é possível solicitar a carteira de vacinação internacional, documento obrigatório para a entrada de brasileiros em diversos países do mundo. Com o certificado de vacinação integral em mãos, o turista precisa comparecer ao posto de solicitar o documento, que fica pronto na hora e é aceito oficialmente em todo o mundo.
MANTENHA AS MÃOS HIGIENIZADAS
Nos #navios são espalhados em diversos locais, especialmente na entrada dos restaurantes, dispensadores de álcool em gel. Usar este produto diversas vezes ao dia para manter a higiene das mãos é crucial para evitar a circulação de norovírus causadores de gripes e gastrenterites.
Para o caso do vírus do sarampo, é transmitido somente por contato interpessoal. Para contrair esta doença a bordo de um cruzeiro seria preciso um contato muito próximo com os tripulantes portadores do vírus, o que por si só já minimiza os riscos de um surto generalizado.
E caso desconfie que esteja com algum sintoma de contaminação viral ou bacteriana durante o cruzeiro, dirija-se diretamente ao Centro Médico do navio. Todos os cruzeiros possuem uma equipe médica a bordo 24 horas por dia, disponível para realizar check-ups específicos para qualquer doença contagiosa.
Com essas pequenas atitudes você pode viajar sem preocupações e curtir sua viagem!
E vamos Todos a Bordo!